PT  UK  ES

A nossa equipa

 

       


 

 

Jorge Oliveira Teixeira é doutorando na Universidade de Santiago de Compostela no Departamento de Economia e Empresa com a sua investigação centrada no tema "A Responsabilidade Social Corporativa no Processo de Inovação".

Mestre pela Universidade de Vigo com o Diploma de Estudos Avançados, com especialização nas seguintes áreas, Gestão do conhecimento e Capital intelectual, Gestão da inovação e da Tecnologia, Marketing Relacional no mercado Global, Novos Meios Eletrónicos, Novas Tendências na Gestão de Recursos Humanos e Direção de Operações e Marketing.Tem um Diploma em Innovation Policies for Developing Countries do Banco Mundial (julho de 2015). Em 2010 conclui um Master Business innovator no Illinois Institute of Technology em Chicago e um International executive MBA in Business Strategy na Escuela de Negócios Caixanova em Espanha, incluindo um módulo internacional na Universidade de Georgetown nos EUA em 2006. Em 1995 licenciou-se em Gestão de Marketing pelo IPAM “The Marketing School”. Docente no Institute of Business Management. É membro do Board of Advisors do Ibusiness Innovation. Coordenador da Newsletter Inovação & Empreendedorismo do Grupo Editorial Vida Económica, tendo publicado diversos artigos no semanário Vida económica e em outras publicações.

Tem participado como orador em diversas conferências nacionais e internacionais sobre a temática da inovação, empreendedorismo e Responsabilidade Social Corporativa. O seu percurso profissional começou na área financeira e no setor automóvel. Desde 2005 tem desenvolvido ações de consultadoria em diversos clientes nacionais e internacionais na área da inovação empresarial.

Desde 2009 é o diretor geral da Accelper Consulting Iberia, associada da Accelper Consulting empresa fundada em Chicago por Praveen Gupta.

 

Praveen Gupta pode-se definir como uma pessoa com a mente aberta com experiência em diversas áreas nomeadamente na Qualidade, Lean/Six Sigma, excelência operacional, gestão da inovação e apoio a Start-up´s da área tecnológica. Trabalhou e é consultor em diversas áreas tais como a eletrónica, semicondutores, indústria metalomecânica, serviços, software, electro medicina e na educação.

Fundador, diretor e professor adjunto no Illinois Institute of Technology (Center for Innovation Science and Applications).

Presentemente continua a trabalhar na capacidade de tornar a inovação como uma ciência que pode ser aprendida através de um conjunto de competências. Integra como conselheiro para a inovação e o empreendedorismo para a National Research Foundation (NRF) de Singapura desde 2014.

Foi em inúmeras ocasiões o Keynote Speaker em diversos fóruns e conferências onde a temática é dominada pela inovação e o crescimento, em Miami, Chicago, Zagreb, Espanha, Portugal, México, Singapura.

Autor de diversos livros (alguns publicados em Portugal pelo Grupo Vida Económica) e a sua mais recente obra “The Global Innovation Science Handbook”, que recentemente recebeu uma distinção “The Prose wards” para melhor livro na área de engenharia e tecnologia.

É membro do conselho executivo da revista americana de qualidade e integra o conselho de diretores (fundador) da associação Internacional de profissionais de inovação.

Outros dos seus livros poderão ser encontrados na Amazon.com.

 

David W. Conley recebeu o seu BS em Engenharia Nuclear na Texas A & M University e o seu mestrado em Finanças pela Universidade do Novo México. Como oficial da força aérea dos Estados Unidos, trabalhou com “plasma physics” e no desenvolvimento de propulsão nuclear quando serviu em Los Alamos e no Brookhaven National Laboratories e também integrou o Painel de Revisão de Segurança Nuclear da NASA.

A sua experiência no setor privado inclui a Johnson e Johnson, Philips Semiconductor, e a Intel Corporation. Na Intel Corp., de 1995 até 2012. Na Intel David teve uma variedade de funções de engenharia e de gestão e é a única pessoa com certificação de especialista Nível 4 em TRIZ. Certificado pela TRIZ Association International, com sede na Rússia, as contribuições de David para o campo da inovação sistemática incluem: soluções técnicas, informática e sistema de resolução de problemas de gestão, desenvolvimento de materiais, formação e metodologia, integração de programas. É diretor executivo da Comissão de Certificação nos Estados Unidos da América no Instituto de Estudos Altshuller (TRIZ).

Utilizando o TRIZ, David tem solucionado centenas de desafiadores problemas de engenharia (que vão desde sistemas sofisticados de fabrico de semicondutores ou comparativamente instalações com mecanismos simples), treinou centenas de estudantes e desenvolveu milhares de páginas de cursos de formação e manuais. Além disso, David é um dos poucos pioneiros mundiais na aplicação do TRIZ para as disciplinas de gestão e sistemas de computação. A sua aplicação em sistemas de computação inclui o design do processador, engenharia de sistemas, desenvolvimento de software e firmware e integração de sistemas de computação com sistemas de engenharia e de gestão associados. Atualmente, ele está a partilhar a sua experiência na Universidade College of Engineering ME460 Design Classe do Novo México, onde os alunos foram incumbidos de incorporarem metodologias TRIZ nos seus projetos finais de design. David possui ampla experiência em gestão e engenharia internacional e atualmente vive no Novo México, EUA, com sua esposa e três filhos.

 

Ellen Domb, phd é fundadora do Grupo PQR e editor-fundador do The TRIZ Journal. O TRIZ é sexta carreira da Doutora Ellen Domb: foi professora de física, engenheira aeroespacial, diretora de engenharia, diretora geral de linha de produtos, e consultora de melhoria estratégica de planeamento e qualidade. Em 2005, foi nomeada pelo Quality Digest Magazine como uma voz de liderança para o futuro, divulgando a integração do TRIZ para a inovação na melhoria da qualidade e sistemas de planeamento de qualidade.

O seu trabalho com cliente, livros e artigos têm como objetivo facilitar a vida das pessoas aprenderem a metodologia TRIZ e incorporar novos métodos de pensamento nas suas organizações. Nos seus clientes (que incluem empresas que integram o Global 500, índice da Fortune) – tais como a Dow Chemical, a Hewlett-Packard, 3M, entre outros – assim como médias empresas empreendedoras. É responsável pelo desenvolvimento de metodologias para a integração do TRIZ com os métodos Hoshin Kanri de desenvolvimento estratégico, e coautora de livros fundamentais em ambas as áreas: Beyond Strategic Vision (com M. Cowley) e TRIZ Simplificado (com K. Rantanen), com uma edição traduzida para Espanhol e publicada pela Accelper Consulting Iberia em conjunto com a Innova Consultores de Vigo.

 

 

Luís Archer é licenciado em Gestão de Empresas, membro da Ordem dos Economistas é consultor na vertente económico-financeira de empresas, a par de constar na Lista Nacional de Peritos dos Tribunais para a área económico-financeira, onde, e por indicação dos competentes Tribunais, tem sido nomeado Perito em diversos processos. Em paralelo, e conjuntamente com uma Administradora de Insolvência tem elaborado diversos planos de recuperação para diversas empresas de diversos setores a par de vários diagnósticos estratégicos e económico-financeiros. Formador em métodos e técnica de análise económico-financeira, gestão de cobranças, internacionalização, empreendedorismo e a importância do modelo de negócios.

Alexis Gonçalves é presidente e o principal consultor da Innovation Network, uma empresa de consultoria empresarial sedeada em Connecticut, EUA. Enquanto consultor internacional ao nível da gestão empresarial de topo, ajuda as empresas a conduzirem o seu crescimento empresarial, ajudando-as a desenvolver e gerir sistemas de inovação. Alexis ajuda os clientes: a identificar novas oportunidades de crescimento e áreas de inovação, a desenvolver estratégias de inovação coerentes, a criar equipas de inovação bem-sucedidas e a descobrir as suas maiores oportunidades para o sucesso da inovação.

Os seus 18 anos de experiência enquanto consultor juntam-se à sua experiência enquanto diretor em empresas como a Citigroup, American Express e Accenture, onde liderou diversos programas de inovação e transformação em vários negócios e vários espaços geográficos (tanto nos EUA como a nível internacional).

Adora criar estratégias de inovação resolvendo os problemas de forma criativa e analítica, e trabalhando enquanto mediador, em equipas interfuncionais, ajudando-as a resolver problemas complexos.

Alexis é também Professor Adjunto na John F. Welch College of Business, na Sacred Heart University, em Fairfield, Connecticut, onde ensina Gestão da Inovação ao nível das Licenciaturas. Na Universidade de Georgetown ensina Gestão da Inovação aos alunos dos MBA que frequentam os programas do CIED (The Center for Intercultural Education and Development). Também é membro do Conselho Consultivo da Harvard Business Review, membro do Editorial Review Board for the Service Design Journal publicado pela Köln International School of Design (Alemanha), e Editor Associado do Journal of Globalization, Competitiveness and Governability, published by Universia (Espanha). Desde 2007 tem participado enquanto Jurado oficial do Innovation Challenge (Desafio da Inovação) promovido pela Darden School of Business, da Universidade da Virgínia. Vive em Wilton, Connecticut.

 

Sónia Santos é licenciada em Gestão pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique.

Estagiária durante 6 meses na empresa Accelper Consulting Iberia.

Integrou a equipa da Accelper em novembro de 2016 no apoio à análise de Investimentos e de Mercados e no apoio à planificação estratégica de marketing.